quarta-feira, 26 de maio de 2010

A primeira impressão

Uma curiosidade que todo candidato a emprego tem: como é feita a seleção de tantos currículos? Preste atenção, porque a resposta pode apontar o caminho para conquistar a sua tão sonhada vaga. E você vai entender porque, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica.

Como sabemos, quanto mais tempo temos de estudo, maior será a chance de conseguir um emprego. Também é preciso saber que diploma de curso é importante, mas não garante a sua vaga. Para alguns cargos há muito mais concorrentes do que vagas. Porque há mais gente capacitada do que empregos para gente capacitada. Para ilustrar, segue um exemplo de uma seleção em uma grande empresa. Ao todo, eram 14 vagas para estagiários. Chegaram quase 42 mil currículos. Dava 3 mil candidatos por vaga. Imagine que para analisar cada currículo fossem gastos 3 minutos. Resultado: seria necessário ter quatro funcionários trabalhando oito horas por dia, durante quase três meses, para dar conta da tarefa. É claro que não foi feito assim.
Com tantos currículos, a primeira “peneira” não é para qualificar a minoria, mas para eliminar a maioria. Se o candidato não fala inglês, se não estudou em uma faculdade renomeada e assim por diante, é eliminado. Muitos bons candidatos podem ficar pelo caminho. Ao final, sobrará uma centena de currículos que passarão por uma avaliação mais criteriosa. É um sistema justo? Certamente não. É apenas coerente Por isso, em um currículo a primeira impressão é fundamental.

Amanhã: Evite exageros

Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário