domingo, 30 de maio de 2010

METAS E OPORTUNIDADES

Um bom empresário trabalha de forma clara e organizada com metas e objetivos, a longo ou a curtos prazos, previamente definidos, conforme o plano estratégico de atuação, enxergando sempre os melhores resultados, com flexibilidade e inovação, identificando as tendências atuais e futuras do mercado, buscando estar à frente das mudanças e transformações da sociedade e da tecnologia, fornecendo produtos ou serviços diferenciados, e principalmente ter bons mecanismos de controle de metas, para identificar se está ou não sendo atingidas.

Planejamento

As metas e objetivos que orientam a atuação do empresário no mercado são definidas em um plano estratégico, onde há a análise e estudo de todos os fatores que envolvem a empresa e que são determinantes ao alcance dos resultados positivos, prevendo-se o futuro, aproveitando-se das oportunidades que surgem, contornando os problemas, afastando ou diminuindo os riscos em cada decisão, avaliando mudanças circunstanciais, dividindo responsabilidades e tarefas, definindo prazos para cada meta, tudo isso com vistas a melhoria do produto ou serviço, à conquista de mercado e, principalmente, ao lucro.

Seja para criar uma empresa ou para expandir a existente, o bom empresário se utiliza do plano de negócio para estudar os caminhos e obstáculos a serem vencidos pelo empreendimento. O plano de negócio é um documento escrito, feito pelo empresário, denominado também de "business plan", onde são reunidas diversas informações específicas e detalhadas a cerca do negócio que se quer desenvolver, ou a expansão do negócio já existente, de forma a esclarecer as suas principais características, e relação de metas, público alvo, concorrentes formais ou informais, fornecedores, parceiros, valores de investimento inicial e gestão, lucratividade e rentabilidade, riscos referente à nova atividade, com o objetivo de análise do seu potencial e viabilidade no mercado, bem como levantar financiamentos para sua realização.

As informações expressas no Plano de Negócio possuem objetividade para que o empresário possa compreender de forma rápida e precisa as metas a serem atingidas, como serão buscadas, organizados e gerenciados os recursos materiais e humanos disponíveis, bem como a viabilidade mercadológica e econômica do negócio. O plano permite ainda avaliar a expectativa de rentabilidade, capacidade e forma de administração da empresa, identificando oportunidades, os pontos fortes e fracos da empresa, reduzindo eventuais riscos.

O empresário de sucesso, ao contrário dos decadentes que aumentam as estatísticas de mortalidade das empresas, utilizam sempre o plano de negócio para criar ou expandir suas atividades empresariais, como um poderoso e eficiente instrumento para tomada de decisões a atuação no mercado. A estratégia definida no plano permite, após cumpridas as etapas que a compõem, dentro do conjunto de variáveis e circunstancias analisadas, alcançar resultados positivos com muito mais tranqüilidade e eficiência.

www.camargonet.com

Publicado: Reinaldo da Silva

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