terça-feira, 25 de maio de 2010

LIDERANÇA ESTRATÉGICA

Nas organizações que aprendem, os líderes são projetistas, regentes e professores. Eles são responsáveis por construir organizações onde as pessoas expandem continuamente suas capacidades de entender complexidades, esclarecer visões, e aperfeiçoar modelos mentais compartilhados ou seja, eles são responsáveis pela aprendizagem”.

O modelo parte do pressuposto de que os tipos de liderança praticados já não conseguem obter comprometimento genuíno da organização,O líder como projetista significa que a sua tarefa é projetar os processos de aprendizagem através dos quais as pessoas em toda a organização poderão lidar produtivamente com os problemas críticos que enfrentam e desenvolver domínio das disciplinas de aprendizagem. Como regentes, incubem-se de estar a serviço do propósito da organização e daqueles que trabalham para alcançar sua visão. A mudança de aitudes em direção a uma organização que aprende depende de tornar-se um líder projetista, professor e regente, trabalhando sobre os seguintes itens e cultivar a tensão criativa que move os individuos, em direção ao que realmente desejam criar para si próprios. Desenvolvendo projeto organizacional  políticas, estratégias, estruturadas bem como o processo de aprimoramento fazendo com que todos tenham uma visão sistemática da organização.

Os líderes não são feitos sob encomenda, eles vão se construindo, o que distingue líderes é a capacidade de ter clareza e capacidade de persuasão de suas idéias ter profundidade em seu compromisso ter abertura, para aprender sempre mais não ter resposta certa, inspirar confiança nos que estão ao seu redor, ou seja, "juntos podemos aprender o que for necessário para alcançar os resultados que realmente desejamos”..

Liderança que promove aprendizagem é onde o líder, juntamente com os seus subordinados, clarifica a direção de desenvolvimento, cria um clima que promove aprendizagem, e apóia processos de aprendizagem tanto no nível individual como de grupo. O líder também inspira os seus subordinados para desenvolvimento pessoal continuo através do seu próprio exemplo. Sendo coerente a execução e o foco estratégico. Por outro lado, se usarmos o modelo da Era do Conhecimento tanto para o foco quanto para e execução estaremos levando integridade e confiabilidade para a cultura organizacional. A organização não apenas encontrará sua voz, mas também a atenderá para servir de forma magnífica a seus objetivos e principais envolvidos.

Drucker disse “ainda que tendo em vista que a organização moderna consiste em especialistas do conhecimento, ela tem que ser uma organização de iguais, de colegas ou de associados. Nenhum conhecimento está acima de qualquer outro; cada um é julgado por sua contribuição para a tarefa comum e não pela sua superioridade ou inferioridade implícita. Portanto, a organização moderna não pode ser do tipo chefe-subordinado. Deve ser organizada como uma equipe líder liderados”.

O Conectar aprendizagem prover liderança de fato, é pertinente ao interesse crescente no desenvolvimento de líderes. O mercado econômico turbulento de hoje requer pessoas que sejam desafiadas constantemente, que possam nutrir ambientes de inovação, que encorajem confiança e colaboração, e que estejam preparados para programar um caminho em territórios não alcançados. Aprender a conduzir é tanto um imperativo pessoal como organizacional. A administração estratégica envolve a elaboração das relações sutis entre pensamento e ação, controle e aprendizado, estabilidade e mudança Dessa forma, as estratégias aparecem primeiro como padrões do passado; mais tarde, talvez, como planos para futuro e, finalmente como perspectivas para guiar o comportamento geral.

A organização que aprende é a antítese das antigas organizações burocráticas. Ela é descentralizada, encoraja comunicação aberta e encoraja as pessoas a trabalhar em equipes. Os valores predominantes são: aceitação de risco, honestidade e confiança Os gestores precisam refletir criticamente sobre o seu próprio comportamento, identificar as maneiras pelas quais inadvertidamente contribuem para os problemas da organização.

Fonte: www.artigos.com

Autor: Sandra Barbosa Camelo

Publicado: Reinaldo da Silva

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