domingo, 30 de maio de 2010

Formação variada.

Com o grande número de profissões da atualidade, não é fácil escolher a faculdade – ainda mais acertar, aos 18 anos, o que fazer da vida. Certa vez, ouvi uma história que parece ser cada vez mais comum entre os jovens. A estudante em questão era formada em Química, estudou dois anos de Direito e estava cursando Jornalismo. Disse ela que ser jornalista era sua verdadeira vocação. Mas tinha duas dúvidas: o pula-pula de cursos seria prejudicial na hora de buscar um emprego? Como montar o currículo?
O conselho é usar o pula-pula como um diferencial em sua formação. É uma vantagem o jornalista saber lidar com os mais variados assuntos. A futura profissional já tinha formação técnica em Química e noções jurídicas. Sua formação acadêmica, portanto, já seria maior do que um recém-formado que tivesse apenas o diploma de Jornalismo.
O mesmo conselho vale para os jovens que passam pela mesma situação. Diferentes cursos geram conhecimentos variados. E conhecimento é como energia: nada se perde tudo se transforma.
Tudo o que aprendemos contra como experiência. Quando bem aproveitada, é muito útil na vida profissional. Basta ver que cada vez mais profissional atuam em áreas diferentes de sua formação acadêmica.
Na hora de organizar o currículo devemos citar todos os cursos de graduação, completos e incompletos, do mais recente para o mais antigo. E, na hora da entrevista, demonstrar que a formação diversificada conta pontos a seu favor.

Amanhã: Entrega direta

Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário