segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Lider

Em um mercado competitivo e dinâmico como o que as organizações estão enfrentando neste inicio do século XXI, as organizações precisam implementar estratégias que as tornem mais competitivas e prontas para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelas mudanças, procurando obter os melhores resultados através de seus recursos humanos.



As organizações devem conhecer as características, funções e qualidades inerentes aos lideres para que assim possam investir na formação de equipes.



O líder deve ter um forte entusiasmo. Podemos citar um exemplo Fidel Castro que sempre demonstrou um grande entusiasmo em seus discursos. O líder precisa então desenvolver esta importante qualidade. Um líder desanimado transmite o seu desanimo para seus subordinados.



A integridade é uma qualidade que o líder deve ter. Podemos dizer que um líder eficaz deve ser integro, a fim de ser merecedor da confiança de seus subordinados.



O líder deve manter a firmeza diante de qualquer situação. Deve ser firme na hora de cobrar resultados dos subordinados.



A imparcialidade é também uma qualidade importante no perfil do líder eficaz. Ele deve ser capaz de tratar cada individuo de acordo com suas características, pois ninguém é igual a ninguém. Contudo, o tratamento deve ser igualitário. Os lideres não podem ter favoritos, devem distribuir recompensas de maneira imparcial, baseado em critérios e bem definidos.



O zelo também é uma característica genérica dos lideres. É importante que o líder seja sensível, saiba agir com o coração, se preocupe com as pessoas e saiba lidar com elas.



Os lideres eficazes também são humildes. A arrogância deve ser evitada ao extremo, já que ninguém gosta de trabalhar com pessoas arrogantes. O bom líder deve estar disposto a ouviras pessoas, a não abusar do poder que lhe foi conferido.



Por fim, temos a confiança como uma importante qualidade do líder. Os lideres devem transmitir confiança aos seus liderados, executando as suas tarefas ou delegações com convicção, demonstrando que realmente sabe o que está fazendo. Contudo, a confiança não deve ser excessiva, caso contrario pode ser transformar em arrogância, que é uma qualidade ( se é que podemos chamar a arrogância de qualidade) que os lideres não podem nem pensar em ter.



Concluímos que os lideres devem ter uma série de qualidades e característica especifica, sendo que precisam desempenhar uma serie de funções e atribuições enquanto lideres, para formar e gerenciar equipes de alto desempenho nas organizações.

http://www.administador.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário