segunda-feira, 31 de maio de 2010

Entrega direta

Será que funciona cadastrar currículos pela internet? É um canal que tem sido bastante explorado recentemente – e pode ser interessante para empresas de pequeno porte. A pergunta que o interessado deve fazer não é se o site de empregos funciona, mas se ele é seguro. Porque, além de perder tempo, você pode perder dinheiro.
É preciso checar a procedência da empresa responsável pelo site de empregos – afinal, você vai confiar seus dados a pessoas e profissionais a ela. Portanto, antes de cadastrar seu currículo, procure se informar: saber se a empresa é séria e se não constam reclamações sobre o serviço oferecido.
O interessado também deve ficar atento ao golpe do emprego. Algumas “empresas de fachada” também acessam os currículos cadastrados nesse tipo de site. Daí, entram em contato com o candidato para marcar uma entrevista em troca de pagamento antecipado de uma taxa.
A entrevista pode até acontecer, mas o entrevistador também faz parte do esquema. Quando o candidato percebe que foi enganado, já é tarde. Não pode fazer nada, porque um contrato assinado previamente não garantia o emprego.
Como regra geral, se você receber uma proposta assim, sem garantia de emprego, desconfie. É grande a chance de ser golpe.
Sempre que possível, entregue o currículo em mãos ou para alguém que já trabalha na empresa. Pode não ser o caminho mais fácil, mas é o que mais funciona.

Amanhã: Lute por sua vaga

Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário