terça-feira, 25 de maio de 2010

ESTRATÉGIA COM SUCESSO

Enquanto os níveis mais baixos (operacional) da empresa estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe a empresas. Processo estratégico, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a empresa e as forças externas que afetam direta ou indiretamente seus propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas, estrutura, recursos, planos, programas, projetos, procedimentos e etc.

Entender os concorrentes é muito importante na administração estratégica, avaliar os produtos/serviços ofertados, as características diferenciais, sua produção, os pontos de venda existentes, a qualidade, qual a magem de lucro após a venda, quais as estratégicas operacionais, entre outras características. São fatores que fazem diferença e trazem resultados bastante positivo. Normalmente os empresários, se defrontam com a dificuldade em determinar os objetivos do negócio, o quanto pretende produzir, quais os mercados quer atingir, onde serão vendidos os produtos, custos, qualidade e etc.

Algumas características de uma administração estratégica de sucesso são elementares, como interagir com o consumidor. É fundamental definir a idéia e ter inspiração. Desta forma o planejamento serve como impulso para a criação. Troca de idéias com os clientes internos e externos e modificar os planos/projetos de acordo com as necessidades Fazer uma analise da matriz (SWOT)

Ameaças:

São situações, tendências ou fenômenos externos, a organização, atuais ou potenciais que podem prejudica substancialmente e por longo tempo para a realização de sua missão e objetivos e ou para o alcance de um bom desempenho.

Oportunidades:
São situações, tendências ou fenômenos externos, a organização, atuais ou potenciais que podem contribuir em grau relevante e por longo tempo para a realização de sua missão e objetivos e ou para o alcance de um bom desempenho.

Pontos Fortes:
São fenômenos ou condições internas capazes de Auxiliarem por longo tempo o desempenho da missão e do longo tempo para a realização de sua missão e objetivos

Pontos Fracos
São situações, fenômenos ou condições internas que podem dificultar a realização da missão e o cumprimento dos objetivos.

A administração estratégica está dividida em algumas etapas:
Seleção dos indicadores de desempenho para avaliação do plano
• Detalhamento dos projetos
• Capacitação das equipes dos projetos
• Divulgação
• Implementação da Unidade de Gestão Estratégica
• Monitoramento do Plano
• Avaliação e atualização do plano
Administração estratégica como um processo contínuo

Uma vez que a estratégia planejada seja implementada, freqüentemente irá requerer modificações à medida que as condições ambientais ou organizacionais modificam-se. Essa verdade é rara, a situação em que a alta administração é capaz de desenvolver um plano estratégico de longo prazo e implementá-lo por vários anos, sem qualquer necessidade de modificação. O principal propósito da administração estratégica é criar riqueza para os acionistas da empresa por meio da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes, fornecedores e colaboradores.

Fonte www.conexãodinheiro.com

Publicado: Reinaldo da Silva

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