terça-feira, 25 de maio de 2010

ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Estratégia Competitiva Michael E. Porter estudou diversas empresas e apresentou uma estrutura que descreve três estratégias competitivas: Estratégia da liderança no custo total, estratégia de diferenciação e estratégia de enfoque. Essas estratégias podem ser usadas de forma isolada ou combinadas para criar uma posição defensável em longo prazo e superar os concorrentes de um setor.

Liderança no Custo Total:
Consiste em atingir a liderança no custo total através de um conjunto de políticas funcionais orientadas para este objetivo. Exigem a construção agressiva de instalações em escala eficiente, reduções de custo pela experiência. Busca a minimização do custo,força de vendas e publicidade. O custo baixo em relação aos concorrentes torna-se o tema central de toda estratégia, embora a qualidade, a assistência e outras áreas não possam ser ignoradas. Exige uma alta parcela de mercado relativa ou outras posições vantajosas. Pode exigir o projeto de produtos para simplificar a fabricação, a manutenção de uma vasta linha de produtos relacionados para diluir os custos e o atendimento de todos os principais grupos de clientes de modo a expandir o volume. Mudança tecnológica que anula o investimento ou o aprendizado anterior.

Diferenciação:
A diferenciação do produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único ao âmbito do setor. Os métodos para esta diferenciação podem assumir muitas formas: Projetos ou imagens da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda rede de fornecedores, ou outras dimensões. A empresa se diferencia ao longo de várias dimensões. Deve ser ressaltado que a estratégia de diferenciação não permite à empresa ignorar os custos, mas eles não são os alvos estratégicos primário. Pode às vezes tornar impossível à obtenção de uma alta parcela de mercado. Requer um instrumento de exclusividade que é incompatível com a alta parcela de mercado. Mais comumente, entretanto, atingir a diferenciação com a posição de custo se as atividades necessárias para criá-la são inerentemente dispendiosas, como pesquisa extensiva, projeto do produto, materiais de alta qualidade, ou apoio intenso ao consumidor. Mesmo os consumidores reconhecendo a superioridade da organização, nem todos estarão dispostos ou terão condições de pagar os altos preços. O diferencial entre os concorrentes de baixo custo torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca a necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui A imitação reduz a diferenciação percebida.

Enfoque:
Nesta estratégia o objetivo é focar um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico. Pode assumir diversas formas. Assume a premissa de que a organização é capaz de atender ao alvo estratégico de maneira mais efetiva ou eficiente que os concorrentes que concorrem de maneira mais ampla. Assim, a empresa atinge a diferenciação por satisfazer melhor as necessidades de seu alvo particular ou custos mais baixos na obtenção desse alvo. Essa estratégia é interessante para pequenas e médias empresas que operam em mercados dominados por grandes organizações. Ela é adequada para situações em que existam dentro do mercado total, nichos definidos e rentáveis, porém que não estejam sendo bem atendidos, onde a empresa poderá dispor de um diferencial para atender esse mercado.A capacidade de segmentar o mercado de forma criativa, buscando identificar nichos novos e potenciais, ainda não detectados pelos concorrentes, é uma característica importante para o sucesso competitivo. As diferenças nos produtos ou serviços pretendidos entre o alvo estratégico e o mercado como uns todos se reduzem. E os concorrentes encontram submercados dentro do alvo estratégico.

Fonte: http//pt. shoong.com

Autor: Michael E Porter

Publicado: Reinaldo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário