terça-feira, 15 de junho de 2010

Valorize seus acertos

Outro caso de quem não consegue se sair bem ao explicar por que foi demitido. Aqui o enredo e um pouco mais complexo, como toda boa segunda parte de uma saga. Desta vez, a história é estrelada por uma funcionária, demitida após quatro anos. Ela cometeu um erro burocrático, devidamente assumido, que resultou na perda de um cliente e custou o emprego dela. Desde então, foram duas entrevistas. Na primeira, ela contou toda a verdade, ficou nervosa, chorou...Na segunda,decidiu inventar,e usou a história da reestruturação. Ficou nervosa e perdeu a vaga. Qual a saída?
A sinceridade sempre é a melhor saída. Vamos analisar o caso. Em minha opinião, o problema é que a candidata deu uma importância exagerada á demissão – apesar de ser apenas uma das perguntas da entrevista. Daí, ela acabou perdendo a concentração e ficou desnorteada.
Então, o jeito é mudar o foco para a próxima entrevista. Minha dica para esse tipo de situação é enfrentar o monstro logo de cara, em vez de esperar que ele apareça. Da para aproveitar a clássica questão “Fale um pouco de você” para eliminar o problema.
Algo assim: “Tive quatro anos de excelente desempenho em meu ultimo emprego. Sempre fui bem avaliada por meus chefes. Saí porque a empresa adotava uma política de tolerância zero em relação a erros. Quando cometi um, aceitei a dispensa. Afinal, eu sabia da regra e não tenho nada a reclamar.”
E o mais importante: não deixar de valorizar todos os outros dias de acerto, que foram muitos. Desse modo, a candidata se livra da pergunta da demissão sem mentir e sem precisar dar mais detalhes.

Amanhã: Tenha jogo de cintura

Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário