domingo, 20 de junho de 2010

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Passado o período de maior turbulência no cenário econômico, podemos analisar as oportunidades e mudanças no mercado doméstico. Enquanto as grandes companhias, principalmente as exportadoras, que dependem muito do mercado internacional, colocaram o "pé no freio", as micro e pequenas empresas presenciaram grandes oportunidades de expansão, principalmente para atender a demanda interna. Representantes de 98% das 5,1 milhões de empresas em operação no País, as MPES foram as principais responsáveis pela manutenção do fluxo do mercado doméstico.

O cenário criou oportunidades concretas para que competissem, quase de igual para igual, com médias e grandes companhias. Consequentemente, a necessidade de profissionalização de processos e da própria gestão também cresceu e temas como investimentos em infra-estrutura, capacitação de profissionais, produtos e soluções de tecnologia da informação começaram a ganhar espaço.

Especificamente em tecnologia, surgiram ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas exclusivamente às MPES. Muitos pequenos empresários aderiram recentemente à informatização, com a utilização de softwares de gestão e a integração no processo de informatização, e começaram a perceber, na prática, as vantagens que a tecnologia pode proporcionar. E os benefícios são inúmeros, como a redução de custos, a agilidade nos processos, maior segurança e confiabilidade em rotinas e controles financeiros e administrativos, redução de erros e aumento da produtividade.

Hoje, aderir às ferramentas de TI é essencial para o crescimento e consolidação dessas empresas. É preciso incentivar e disseminar informações sobre as ferramentas disponíveis no mercado. São elas que irão ajudar a aumentar de competitividade e manter da trajetória positiva dos pequenos empresários.

Outra característica fundamental que traz um diferencial e que ganha força é a utilização de redes sociais para fins empresarias. Elas possibilitam, de forma mais efetiva, o relacionamento com clientes e fornecedores, além de divulgar e promover o nome da empresa. Ferramentas como blogs corporativos, Twitter e Facebook representam à vitrine da empresa. A chave para o sucesso está no uso adequado dessas redes.

Novas tendências tecnológicas surgem numa rapidez incrível e, para se adequar, é preciso acelerar toda a dinâmica e estrutura empresarial. Independente do porte, a empresa só cresce se for criativa e apresentar planejamentos e projetos ousados.

Fonte: www.administradores.com

Publicado: Reinaldo da Silva

Um comentário:

  1. SABEMOS QUE O MERCADO E MUITO COMPETITIVO QUE AS GRANDES EMPRESAS ESTÃO SEMPRE UM PASSO NA FRENTE DAS PEQUENAS, POIS DISPÔEM DE MAIOR RECURSO FINANCEIRO E CONSEQUENTEMENTE POSSUI MAIS TECNOLOGIA.
    AS PEQUENAS E MICRO EMPRESA TEM QUE SABER USAR OS POUCOS RECURSOS QUE TEM DE FORMA ESTRATEGICA TENDO A CERTEZA QUE PARA SI MANTER NO MERCADO NÃO BASTA POSSUIR GRANDES AVANÇOS TECNOLOGICOS.E SIM TER IDÉIAS INOVADORAS PLANOS DE AÇÕES ESTRATÉGICOS E CRIATIVIDADE.
    E PRINCIPALMENTE ESTAR SEMPRE ACOMPANHANDO AS TENDENCIAS E MUDANÇAS QUE OCORRER DIARIAMENTE NO MERCADO, NÃO TENDO MEDO DE ENFRENTAR OS GRANDES CONCORRENTES.

    PUBLICADO REINALDO DA SILVA

    ResponderExcluir