quinta-feira, 24 de junho de 2010

Observe antes de fazer

Você esta empregado, mas quer ter o próprio negócio. Então, aproveite o emprego atual para aprender a empreender. Não se trata de ignorar o chefe e começar a fazer as coisas do seu jeito. Mas dá para adquirir conhecimentos que serão úteis no futuro.
Quem trabalha numa grande empresa tem a impressão de que dinheiro não é problema. Quando utiliza um material de escritório, o empregado não sabe onde aquilo foi comprado, nem quanto custou. Alguém cuidou do caso. No negocio próprio, esse “alguém” é a própria pessoa. E um bom exercício é começar a prestar atenção na quantidade de coisas que você vê ou usa todos os dias. Se você fosse o dono da empresa, o que deixaria de comprar? O que substituiria? Esse é o “olho do dono”, que o empregado não tem, mas o empreendedor precisa ter.
Outro fator essencial é prestar atenção nas queixas mais comuns que os empregados fazem (e que você, como empregado, talvez faça também). Se você fosse o dono da empresa, que resposta daria a eles? Como os convenceria a mudar de idéia? Porque são essas mesmas queixas que você irá enfrentar quando for dono.
Pratique também a habilidade de decidir. Quando surge um problema, um empregado costuma ver apenas o seu lado. Vá um pouco mais longe, e avalie o caso por inteiro. Como aquele problema afeta outras áreas? Qual seria a decisão que causaria o menor estrago e geraria o melhor índice de satisfação? O empregado sempre vê a fatia. O empreendedor precisa enxergar o bolo inteiro.
Muitos ex-empregados só descobrem que não conseguem fazer tudo isso depois que abrem o negocio próprio. Então, comece a praticar já. Observando, perguntando e tirando suas conclusões.

Próximo assunto: Busque orientação

Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário