segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vaga sob medida

Por último, é bom estar preparado para tudo, inclusive para o inesperado. Vou contar um caso que presenciei. Quatro candidatos disputavam uma vaga para estagiário. No dia anterior, cada um deles recebeu uma pasta com dados sobre a empresa. Ali constavam informações diversas, como visão da empresa, missão, relatório anual e balanço. Também estavam em destaque pontos considerados fundamentais – entre eles, ética, trabalho em equipe e integração de áreas. Para surpresa geral, na dinâmica de grupo, em vez de dar respostas, os candidatos tiveram de formular as perguntas. Como assim?
Esta é uma dinâmica bastante original. Ela funciona assim: no dia da dinâmica, o coordenador recolhe as pastas. E aí, chama à sala um outro candidato, que está concorrendo a uma outra vaga de analista de sistemas. A tarefa dos quatro participantes da dinâmica será entrevistar esse candidato. Não do ponto de vista técnico, mas para saber se o candidato vai se enquadrar na cultura da empresa.
Assim, os quatro participantes tiveram seus papéis invertidos – eram eles que precisavam formular as questões. É fácil concluir que o participante que estudou melhor as informações teve melhor desempenho. E foi o que aconteceu. A dinâmica foi filmada, e os vídeos mostraram que, dos quatro participantes, apenas um demonstrou ter estudado, de fato, o material previamente fornecido. Foi ele quem se saiu melhor e acabou contratado.
E os outros três? Ah, eles estavam preparados para uma dinâmica padrão em qualquer empresa. Acharam que a pasta de informações era só para inglês ver. Conclusão: A oportunidade se abriu para quem soube se preparar para conquistar a vaga naquela empresa.

Amanhã: Seja dono do seu proprio negocio
 
Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário