domingo, 20 de junho de 2010

Teste de aceitação

Você esta em uma dinâmica de grupo. Em dado momento, varias fotografias de personalidades são mostradas, uma a uma. E o mediador pergunta quem é aquela pessoa. Quem sabe a resposta, levanta a mão. Como você reconhece todas, mesmo as que ninguém se arisca, ergue a mão todas as vezes. “Tom Jobim”, “Bill Clinton”, “Gandhi”... E acerta tudo. Seu ótimo desempenho até vira motivo de piada dos demais candidatos. Ao final, você não é aprovado. O que houve de errado?
Responda a seguinte pergunta: “Quem descobriu a América?”. De bate-pronto, você afirma “Cristóvão Colombo”. Resposta certa. Agora, imagine a mesma cena de um jeito diferente:
- Quem descobriu a América?
- Será que foi... Cristóvão Colombo?!
Viu a diferença? A mesma resposta, mas de um modo mais suave, simpático e até com certo suspense, como se estivesse em dúvida.
É a mesma técnica usada em programas de perguntas e respostas de TV. O apresentador faz a pergunta. Mas o candidato não responde secamente nem de imediato, mesmo que saiba a resposta. Primeiro, faz suspense, cria o clima. Só depois responde. E ainda dá a impressão de que está na dúvida. E, depois, fica feliz e vibra com a resposta certa. A explicação é que esse comportamento desperta mais a simpatia do telespectador do que a resposta correta e afirmativa do “doutor sabe-tudo”.
Nesse tipo de dinâmica acontece a mesma coisa. É um teste de aceitação. A percepção do grupo sobre você é mais importante do que você acertar todas as respostas. Para isso, é preciso saber envolver as pessoas e marcar sua imagem positivamente.

Amanhã: Vaga sob medida

Última postagem sobre Acerte na entrevista e no currículo.

PROXIMO ASSUNTO: Seja dono do Próprio negocio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário