domingo, 13 de junho de 2010

Timidez não é defeito

Muita gente não gosta de ser o centro das atenções. Não gosta é pouco. Tem pavor, prefere se esconder no banheiro ou enfiar a cabeça num buraco. Por causa da timidez, algumas pessoas acabam indo mal em entrevistas. Porque deixaram de falar tal coisa, porque ficaram nervosas, porque se calaram ou porque tropeçaram nas palavras. Daí vem a pergunta: como deixar de ser tímido?
Antes que você fique com o rosto corado, saiba que timidez não é defeito. É um traço de personalidade. E, como tal, é preciso aprender a lidar com ela. Quem é tímido tem mais dificuldades para se expressar. Sabe porque? Porque teme a reação dos outros. Daí bate a insegurança que toma conta da pessoa. Para combater o medo é preciso demonstrar coragem.
Uma boa oportunidade para explorar sua coragem já tem data marcada: a sua próxima entrevista. Quando o entrevistador vier com a clássica questão “Fale um pouco de você”, fale sem medo. Pode começar assim: “Eu sou tímido e estou tentando superar essa dificuldade”. Verbalizar a situação vai deixá-lo mais a vontade. Um leve sorriso também cai bem. Na condição, você pode dizer que seu desempenho no trabalho será melhor do que suas respostas durante a entrevista.
Não se preocupe com a reação do entrevistador. Você não vai ser censurando por falar de sua timidez nem vai ser dispensado da sala. No mínimo, vai ganhar a compreensão dele. Mais do que isso: para determinadas funções é mais indicado contratar pessoas introvertidas, que tendem a demonstrar maior concentração nas tarefas. Portanto, saiba lidar com a sua timidez com cara e coragem.

Amanhã: A razão da demissão

Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário