segunda-feira, 14 de junho de 2010

A razão da demissão

Por que você foi demitido de seu ultimo emprego? Esta é uma pergunta que sempre rende uma boa historia. A versão do demitido pode até incluir intriga do chefe, puxada de tapete do gerente, fofoca da secretária e conspiração da mulher do cafezinho. Mas atenção: durante a entrevista, esqueça a sua historia. Caso contrário o maior prejudicado será você.
Não vou dizer que o profissional em questão tende aceitar uma demissão que, na opinião dele, foi injusta. É que existem verdades factuais e versões que podem ser verdadeiras, mas que expressam opiniões próprias.
A verdade factual é a demissão. Já as versões partem dos dois lados da historia: do lado do funcionário demitido e o do lado do superior que decidiu pela demissão.
Durante a entrevista, o entrevistador vai conhecer apenas a sua versão do episodio. Porque não dá para fazer uma acareação com a outra parte, que provavelmente contaria uma historia diferente. Na duvida, pode ser mais pratico contratar outro candidato, em vez de tentar desvendar a verdade por traz de uma historia enrolada.
Assim, por mais verdadeira, sincera injustiça que seja a historia de sua demissão, deixe para lá. Não é o entrevistador que vai repará-la. Ele está ali para selecionar o melhor candidato para determinado cargo, não para sentir pena nem fazer justiça por você.
Então, quando for perguntado porque foi demitido do emprego anterior, diga apenas que houve uma reestruturação na empresa. Como sabemos, reestruturação é sinônimo de corte de funcionários. Pronto, você não deixou de falar a verdade e melhor: economizou seu tempo e o do entrevistador. Próxima pergunta, por favor!

Amanhã: Valorize seus acertos.

Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário